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“The Beatles Anthology” retorna em 2025
O projeto Anthology será reeditado e expandido ainda neste ano. Isso inclui: um novo livro (edição de 25 anos), versões remasterizadas dos álbuns Anthology 1-3, uma nova coleção de música (Anthology 4) com gravações raras e demos inéditas, e um episódio novo no documentário da série original. (NME) -
“Anthology 4” – novo material
Anthology 4 incluirá 13 demos e gravações de sessões raras, além de novas mixagens de “Free As A Bird” e “Real Love”, produzidas por Jeff Lynne com tecnologia de demixing (semelhante à usada em “Now and Then”). (Radio X) -
Datas de lançamento
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A coleção de música (Anthology Music Collection 2025 Edition) será lançada em 21 de novembro de 2025. (NME)
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O documentário/restauração da série Anthology, com o episódio novo, estreia em 26 de novembro de 2025 no Disney+. (NME)
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O novo livro (Anniversary 25th Edition) estará disponível a partir de 14 de outubro. (NME)
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“Now and Then” ganha reconhecimento nos Grammys
A música “Now and Then”, considerada a última canção dos Beatles, restaurada com auxílio de IA, venceu na categoria Best Rock Performance do Grammy 2025. (Pitchfork) -
Biopics planejados para 2028
A Sony, com direção de Sam Mendes, está produzindo um projeto cinematográfico em quatro filmes (cada um visto do ponto de vista de um membro dos Beatles) com lançamento previsto para abril de 2028. Os atores escolhidos incluem Paul Mescal (Paul McCartney), Harris Dickinson (John Lennon), Barry Keoghan (Ringo Starr) e Joseph Quinn (George Harrison). (Reuters) -
Paul McCartney fez homenagem a John Lennon
No 85º aniversário de John Lennon (9 de outubro de 2025), Paul McCartney postou uma mensagem nas redes sociais lembrando do amigo especial, compartilhando uma foto dos dois em Abbey Road, do final dos anos 60. (Parade)
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Últimas Notícias dos Beatles
domingo, 14 de setembro de 2025
Notícias do Mundo do Rock
📰 Destaques Recentes no Rock
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Jefferson Airplane / Jorma Kaukonen anuncia turnê de 85 anos
O guitarrista Jorma Kaukonen, cofundador do Jefferson Airplane e do Hot Tuna, vai celebrar seus 85 anos com uma turnê especial nos EUA, começando em 1º de novembro de 2025. Também será lançado um álbum ao vivo raro de 1965 chamado Wabash Avenue. (San Francisco Chronicle) -
Rock & Roll Hall of Fame 2025 – apresentadores e homenageados
A cerimônia de indução de 2025 contará com nomes como Elton John, Olivia Rodrigo, Doja Cat, Twenty One Pilots, entre outros, como apresentadores. (AP News)
Os homenageados da edição são Bad Company, Chubby Checker, Joe Cocker, Cyndi Lauper, Outkast, Soundgarden e The White Stripes. (AP News) -
Rush anuncia reunião para turnê em 2026
A lendária banda canadense Rush confirmou seu retorno aos palcos em 2026, com nova turnê norte-americana. Eles escolheram a baterista alemã Anika Nilles para ocupar o lugar deixado após a morte de Neil Peart. (The Washington Post) -
Oasis – guitarrista “Bonehead” se afasta de turnê por tratamento de câncer
Paul “Bonehead” Arthurs, guitarrista fundador do Oasis, anunciou que se retirará da turnê de reunião do grupo para se dedicar ao tratamento do câncer de próstata. (New York Post) -
Ace Frehley cancela restante da turnê 2025 por motivos de saúde
O ex-guitarrista do Kiss, Ace Frehley, suspendeu as datas finais de sua turnê em 2025 por recomendação médica, após uma hospitalização recente. (EW.com) -
Sammy Hagar anuncia álbum “The Residency”
O veterano do rock Sammy Hagar e sua banda The Best Of All Worlds Band lançarão o novo álbum The Residency em 10 de outubro de 2025. (metaltalk.net) -
Alter Bridge lança novo single “What Lies Within”
A banda lançou um novo single, “What Lies Within”, como parte da divulgação de seu próximo álbum. (therockrevival.com)
O álbum será lançado em 9 de janeiro de 2026, e a banda já planeja turnês na Europa e nos EUA. (therockrevival.com) -
Ghost – álbum Skeletá
A banda sueca Ghost lançou Skeletá em abril de 2025, seu sexto álbum de estúdio, que já chegou ao topo da Billboard nos EUA. (Wikipedia) -
Suede – álbum Antidepressants
O décimo álbum da banda inglesa Suede, Antidepressants, foi lançado em 5 de setembro de 2025. O álbum tem elementos de rock gótico e pós-punk, e teve boa recepção crítica. (Wikipedia) -
Twenty One Pilots – álbum Breach
O duo lançou Breach em 12 de setembro de 2025. O novo álbum combina rock alternativo, pop rock e elementos de hip-hop. É o oitavo disco da carreira deles e estreou no topo da Billboard 200. (Wikipedia)
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Paul “Bonehead” Arthurs se afasta da turnê por tratamento de câncer
O guitarrista e membro fundador do Oasis anunciou que foi diagnosticado com câncer de próstata e precisará se afastar temporariamente da turnê para realizar tratamento. (Terra)
Ele afirmou que respondeu bem ao tratamento até agora e pretende retornar para os shows da América do Sul em novembro. (EW.com) -
Novo livro de fotografias dos bastidores da banda
Foi lançado Oasis: Trying to Find a Way Out of Nowhere, um livro de fotografias por Jill Furmanovsky com imagens raras dos bastidores da carreira da banda, editado por Noel Gallagher. (People.com) -
Sem planos para novo material musical
O co-manager da banda, Alec McKinlay, afirmou que o Oasis não tem planos de gravar música nova, indicando que a turnê “Live ’25” pode ser a última grande atividade do grupo. (The Guardian) -
Turnê “Oasis Live ’25” e desdobramentos
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A turnê é a primeira do Oasis desde a separação em 2009, passando por Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e América do Sul. (Wikipedia)
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O encerramento está previsto para os dias 22 e 23 de novembro no Morumbi, em São Paulo. (Alpha FM)
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Liam Gallagher já fez declarações sugerindo que a turnê pode ter “outra metade” (ou seja, novas etapas ainda não anunciadas). (Alpha FM)
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Apesar disso, a gestão da banda reafirma que não há planos para um álbum novo. (The Guardian)
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Liam Gallagher vira avô
Em notícia pessoal envolvendo o vocalista, Liam Gallagher se tornou avô pela primeira vez, com o nascimento do filho de sua filha Molly. (The Sun)
sábado, 13 de setembro de 2025
Últimas Notícias de Taylor Swift
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Taylor lançará um filme-concerto chamado Taylor Swift: The Eras Tour – The Final Show junto com uma série documental em seis episódios chamada The End of an Era, que estreiam em 12 de dezembro de 2025 no Disney+. (Reuters)
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Seu novo álbum The Life of a Showgirl estreou em 1º lugar na Billboard 200, marcando o seu 15º álbum número 1. (Pitchfork)
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O álbum vendeu impressionantes 4.002 milhões de unidades equivalentes na primeira semana, superando recordes da era moderna. (AP News)
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Todas as faixas do álbum foram incluídas no Hot 100 Brasil, com “The Fate of Ophelia” alcançando a melhor posição inicial. (Billboard Brasil)
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A recepção crítica ao álbum foi mista — alguns elogios pela sonoridade e visual, outras críticas quanto às letras ou originalidade. (Northeastern Global News)
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Um museu na Alemanha foi “invadido” por fãs para ver uma pintura que muitos acreditam ter inspirado a estética do videoclipe “The Fate of Ophelia”. (AP News)
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Apesar de ser figurinha carimbada em eventos, Taylor e Travis Kelce não compareceram ao Victoria’s Secret Fashion Show 2025, optando por uma noite mais reservada. (ELLE)
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Designers como Vera Wang e Christian Siriano já começaram a especular sobre como será o vestido de casamento de Taylor — levando em conta seu estilo e tendências. (Page Six)
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Iron Maiden (1980)
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Ghost - Skeletá
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
Discografia Eagles
Aqui está a discografia de estúdio do Eagles, organizada em ordem cronológica de lançamento:
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
Discografia Pink Floyd
quarta-feira, 3 de setembro de 2025
George Harrison – All Things Must Pass
As coisas mudaram quando os Beatles deixaram de existir. Com o fim do conjunto George Harrison teve finalmente toda a liberdade que queria. Ele juntou todas as músicas que tinham sido rejeitadas pelos Beatles por anos a fio e jogou aqui nesse excelente álbum. Afinal se todas as coisas passavam, os Beatles também passariam. Mesmo após tantos anos essa é ainda hoje considerada a obra prima de George Harrison. O disco em que ele colocou tudo o que havia sido reprimido em tantos anos ao lado dos Beatles. Há de tudo na seleção musical, rock da melhor estirpe, músicas instrumentais, letras religiosas e espirituais (não poderia ser diferente em se tratando do mais espiritual Beatle) e uma série de boas canções, algumas brilhantes, outras inofensivas. De brinde algumas composições que George havia criado ao lado de Bob Dylan e que jamais poderiam entrar nos discos dos Beatles por questões contratuais. Para dar uma mão na parte instrumental o cantor trouxe o mágico guitarrista Eric Clapton, que abrilhantou ainda mais o resultado final. “All Things Must Pass” é isso, um belo retrato de um artista ciente de seu talento, seguro de sua musicalidade, mesmo após anos vivendo à sombra da dupla Lennon e McCartney.
George Harrison – All Things Must Pass (1970)
I'd Have You Anytime
My Sweet Lord
Wah-Wah
Isn't It a Pity (Version One)
What Is Life
If Not for You
Behind That Locked Door
Let It Down
Run of the Mill
Beware of Darkness
Apple Scruffs
Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)
Awaiting on You All
All Things Must Pass
I Dig Love
Art of Dying
Isn't it a Pity (Version Two)
Hear Me Lord
Out of the Blue
It's Johnny's Birthday
Plug Me In
I Remember Jeep
Thanks for the Pepperoni
Pablo Aluísio.
terça-feira, 2 de setembro de 2025
Paul McCartney - McCartney
O resultado é um trabalho apenas mediano. Paul na verdade não deu 100% de si na gravação desse disco mas sim o jogou no mercado americano e inglês para sentir como seria a reação. No meio da confusão do fim dos Beatles o álbum acabou ganhando uma bela promoção grátis na imprensa e como todos queriam ouvir o primeiro disco solo de Paul McCartney ele acabou fazendo um grande sucesso de vendas. O problema é que também sofreu críticas que incomodaram Paul. Alguns especialistas disseram que o disco, apesar de algumas belas melodias, ainda soava muito cru e sem capricho! Era verdade. McCartney absorveu bem essas críticas e decidiu que era hora de montar uma nova banda de rock, afinal ele se sentia desconfortável de trabalhar sozinho. Para quem sempre havia pertencido a um conjunto isso era mais do que natural. Assim nasceu a ideia que iria germinar e dar origem aos Wings. Mas antes disso vamos tecer alguns comentários sobre as canções do álbum "McCartney" de 1970:
The Lovely Linda (Paul McCartney) - A carreira solo de Paul McCartney começa com essa baladinha em homenagem a Linda McCartney. A letra é tão simplória quanto a melodia, bem, diríamos, bucólica. Paul termina a canção com uma risadinha, bem no espírito descontraído de todas as faixas desse álbum. Despretensiosa sim, mas bem cativante.
That Would Be Something (Paul McCartney) - Essa é bem mais trabalhada, com ótima instrumentação. Paul obviamente toca todos os instrumentos. A canção começa com um belo dueto entre guitarra, baixo e violão. Ótimo arranjo. Só depois a batera entra mas mesmo assim bem timidamente. Perceba que a letra é mero pretexto para acompanhar a melodia. Paul aqui não se importou nem um pouco com o conteúdo da letra, preferindo se concentrar no arranjo.
Valentine Day (Paul McCartney) - Aqui temos uma faixa completamente instrumental. Paul faz experimentos, com destaque para os belos solos de guitarra que vai desenvolvendo ao longo da faixa. Tudo soa como mera improvisação. De certa forma a gravação parece mais uma jam session, uma forma de Paul conferir como ficaria a mixagem de todos os instrumentos depois que ele gravasse tudo separado. Curiosamente a faixa acaba de forma bem abrupta, tal como começara!
Every Night (Paul McCartney) - A primeira boa canção do disco. Aqui temos realmente Paul se empenhando em trazer mais uma daquelas baladas que tanto sucesso fizeram em seus anos como Beatle. A canção tem um maravilhoso refrão, altamente pegajoso, diga-se de passagem (tente apagar da mente, por exemplo, o "Ooh-ooh-ooh-ooh-ooh-ooh" para sentir como é complicado!). Na letra Paul diz que não quer saber de mais nada na vida a não ser ficar ao lado de sua amada a cada noite. Bonito!
Hot as Sun / Glasses (Paul McCartney) - O ritmo desse medley me lembra velhas canções escocesas do século XIX. É outra faixa instrumental totalmente baseada na linha melódica principal, formada de apenas algumas notas - para você entender como Paul era genial em suas composições. Além dos instrumentos de rotina Paul injeta um velho órgão em solos que dão a identidade à canção. Já "Glasses" tem uma linha de letra, sendo que seu arranjo me lembrou imediatamente de algumas gravações do Pink Floyd, o que mostra que Paul andava antenado com o que estava acontecendo na época.
Junk (Paul McCartney) - Uma das preferidas do próprio Paul. Essa ele queria gravar com os Beatles mas criminosamente a canção ficou fora dos registros da banda. Há uma gravação inclusive feita por Paul McCartney nos estúdios Abbey Road. O problema é que havia tantas canções geniais rodando durante as gravações dos discos dos Beatles que até obras primas como essa ficavam de fora. Como bem disse John Lennon o espaço de um LP era muito pequeno para tantos gênios musicais reunidos como os Beatles! Faltaria espaço certamente. Sem dúvida uma faixa maravilhosa.
Man We Was Lonely (Paul McCartney) - Outra preciosidade. Quando gravou esse álbum Paul disse que o tinha gravado para depois tocar no toca-fitas de seu carro, nada mais do que isso. Por isso tudo era tão despretensioso. Bom, após ouvir essa música pinta uma dúvida sobre se isso era de fato verdade. A gravação é ótima, muito bem arranjada e executada, com a ajudinha de Linda McCartney nos vocais de apoio. Paul também duplicou sua voz. O resultado é ótimo, uma gravação completamente profissional, nada amadora como Paul queria fazer crer!
Oo You (Paul McCartney) - Outra jam, bem experimental, diga-se de passagem. A guitarra surge forte, solando e duelando com outra mais ao fundo, um grande trabalho, principalmente para quem tocou todos os instrumentos sozinho (imagine a dor de cabeça para sincronizar tudo isso depois na sala de edição!). Nesse disco em particular Paul parece muito sedento em tocar vários solos de guitarra - estaria ele compensando os anos de Beatles quando tinha que dividir esse tipo de coisa com o colega George Harrison? É bem possível...
Momma Miss America (Paul McCartney) - Outra instrumental. É um rock com uma linha de melodia mais presente. Uma forma de Paul agitar um pouco as coisas no disco para que ele não ficasse muito cheio de baladinhas - coisa que faria John Lennon certamente pegar em seu pé! Outra faixa que traz um belo solo de guitarra Les Paul Gibson by Paul McCartney. Apesar de alguns pequenos espaços em branco considero uma bela gravação. Quatro minutos do mais puro rock ´n´ roll!
Teddy Boy (Paul McCartney) - Outra que quase entra no disco "Abbey Road" mas que foi deixada de lado por John Lennon que considerou a letra muito bobinha. De certa forma ele tinha uma boa dose de razão. A estorinha do garoto Ted parece ser um pouco forçada. No final a música foi salva pela ótima melodia e pelo arranjo primoroso escrito por Paul (embora eu particularmente implique um pouco com os vocais de apoio).
Singalong Junk (Paul McCartney) - A melodia é a mesma de "Junk", só que aqui imensamente melhor trabalhada. É outra faixa completamente instrumental. Paul a gravou pensando em lançar "Junk" como lado A de um single, com essa faixa vindo no lado B (algo bem comum na época). O arranjo aqui é fabuloso mesmo, muito rico e lindamente escrito. Para relaxar a mente do stress do dia a dia.
Maybe I'm Amazed (Paul McCartney) - O grande clássico do álbum. Essa Paul não deixaria para trás como as demais faixas do disco, a levando para seus grandes shows! Certamente um momento essencial nessa fase de sua carreira. Seu arranjo de piano e os vocais ora viscerais, ora ternos, além de um maravilhoso solo de guitarra, torna essa uma das melhores gravações de Paul McCartney em sua carreira. Obra Prima, sem a menor sombra de dúvidas.
Kreen-Akrore (Paul McCartney) - Para quem acha que Paul McCartney nunca gravou rock progressivo na carreira. Ora, basta ouvir essa faixa para entender do que se trata - Paul mandando ver no progressivo mesmo, com clara influência do Pink Floyd de cabo a rabo da gravação. Na época o registro passou despercebido, imagine você! Por essa e outras costumo dizer que se os Beatles tivessem levado a carreira em frente, eles teriam grandes chances de abraçar o progressivo, que queiram ou não, iria dominar as grandes bandas de rock dos anos 70. Era algo, em minha forma de ver, inevitável. O psicodelismo seria deixado de lado e os Beatles iriam certamente entrar em uma disputa com grupos como o Pink Floyd!
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
John Lennon – Unfinished Music No. 1: Two Virgins
Lennon não desistiu e nem recuou. Pelo contrário radicalizou o projeto e quis que na capa ele e Yoko Ono surgissem nus, um ao lado do outro. Na contracapa a mesma coisa, só que o casal surgiria de costas para a câmera. Completamente pelados! Lennon queria testar os limites, saber até onde poderia ir antes de sofrer censura ou repressão. A cultura hippie estava no auge, a peça "Hair" com o elenco completamente nu era um sucesso e Lennon queria trazer aquele tipo de postura para sua discografia! O fato do casal estar nu causou um problema e tanto nas lojas de discos. Alguns donos mandaram colocar uma tarja preta nos órgãos sexuais de John e Yoko, outros embrulharam o disco em uma capa de papelão só aparecendo o rosto dos pombinhos. O departamento de justiça inglês proibiu a venda para menores de 18 anos e o disco foi considerado obsceno em vários países. No Brasil, em plena ditadura, nunca foi lançado. Circulou apenas entre os fãs mais obcecados pelos Beatles.
Por motivos contratuais o álbum só seria lançado com o aval dos demais Beatles (o grupo ainda existia e John só poderia lançar algo com a autorização dos demais integrantes da banda). Ringo Starr foi um dos que mais se incomodou com tudo. “Não importa que fosse apenas o John e a Yoko, pois todos nós (os Beatles) teríamos que responder por aquilo”. Paul McCartney também achou radical demais mas ao mesmo tempo entendeu que aquilo tinha a ver com a arte de Yoko Ono e seu modo de pensar e não queria se meter em assuntos do casal. Já George Harrison achou tudo uma grande palhaçada de John mas autorizou o lançamento do disco. Para demonstrar que estava à vontade com tudo aquilo Paul McCartney, a pedido de Lennon, escreveu uma frase para colocar na capa do álbum que dizia: “Quando dois santos se encontram, a experiência nos torna mais humildes. A longa batalha irá provar que ele era um santo”.
Lennon defendeu o disco em várias entrevistas afirmando que "não existem problemas em um casal ficar nu na frente das pessoas". Também disse que os tais "sons experimentais" seriam o futuro da música. Em sua forma de pensar as pessoas no futuro estariam ouvindo os gritos de Yoko Ono e não música clássica ou algo parecido! “Two Virgins” não é um disco fácil. Há muitos sons, assovios, batidas, frases desconexas, violões desafinados, conversações sem sentido, distorções, miados de Yoko, palmas, muita gritaria e nenhuma música. O material todo soa como um grande delírio sob efeitos de drogas. A LSD é obviamente uma experiência que influenciou esse tipo de coisa. Apenas os fãs mais radicais de Lennon vão apreciar. Para os demais fica apenas a curiosidade de conhecer uma das maiores excentricidades da vida de John Lennon, um sujeito que poderia ser muitas coisas mas não um cara muito normal!
John Lennon – Unfinished Music No. 1: Two Virgins (1968)
Two Virgins, Side One
Two Virgins Side Two
Remember Love
Pablo Aluísio.




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